Entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos convocaram para este domingo (21), às 16h, um protesto na Praça Universitária, em Goiânia. O ato faz parte de uma mobilização nacional contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto de lei que prevê anistia a envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.
A manifestação integra uma agenda de protestos programados em 33 cidades brasileiras, incluindo 22 capitais. Em Goiânia, a organização é conduzida por dezenas de entidades locais e nacionais, com protagonismo das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, além da participação de movimentos como MST e MTST.
Os organizadores criticam duramente a proposta aprovada na Câmara, que prevê votação secreta em processos contra parlamentares. Eles também questionam a tramitação em regime de urgência do projeto de anistia, apontando que ambas as medidas podem favorecer acusados de corrupção e participantes dos atos antidemocráticos.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (Sintfesp) afirmou que a população precisa reagir. “A sociedade não pode se calar diante da PEC da Bandidagem. Se aprovada, representará blindagem para corruptos, fortalecimento do crime organizado e ameaça direta à democracia”, destacou a entidade.