O candidato do Partido Social Democrático (PSD), Vanderlan Cardoso disputa a prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano.
O goiano de 61 anos é natural de Iporá, mas na década de 1980 ele e a família se mudaram para o estado de Roraima onde iniciou sua trajetória como empreendedor.
Após ter morado por um tempo no Distrito Federal, mais uma vez resolveu mudar-se. E desta vez, para Senador Canedo, onde foi prefeito por dois mandatos.
Agora, pela terceira vez, Vanderlan tenta alcançar o executivo municipal de Goiânia.
Ao apresentar suas propostas, o candidato diz que existem problemas crônicos que não podem ser resolvidos facilmente, mas destaca a urgência em relação às vagas de CMEIs. “A questão das vagas desses Centros de Educação Infantil, nós temos que resolver a curto prazo. Para ontem! Nós temos como resolver a médio e a longo prazo, e a curto prazo. Tem como construir creches para abrir vagas para quase dez mil crianças? Não tem. Como é que nós vamos fazer? E isso [proposta] eu apresentei em 2016, 2020″, enfatizou.
O candidato defende que para a situação urgente, o próximo prefeito precisa ir até a rede privada e comprar as vagas disponíveis. “Eu sendo eleito vou procurar [a rede privada de educação] e perguntar o que tem de vagas. São quatro mil, cinco mil ou seis mil vagas? Vamos comprar essas vagas? Se chegar ao que precisa mesmo, vamos comprar”.
A coleta de lixo e a limpeza da cidade são serviços essenciais para os cidadãos e motivo de crítica a atual gestão e cobrança constante dos eleitores.
Vanderlan destaca que, ao contrário dos candidatos que olham a Companhia de Urbanização de Goiânia como problema, ele enxerga como solução. “Para varrição, para poda de árvore, para o cuidado dos jardins. Parte da coleta de resíduos sólidos da cidade pode ser feita pela Comurg. Agora o pessoal vem há muitos anos deixando interferência política lá dentro, caciques mandando dentro da Comurg, licitações fraudulentas. A Companhia só vive em páginas policiais de superfaturamento e tudo mais. Nós vamos exorcizar essas entidades”, afirmou.
Desde que a convenção partidária do PSD foi realizada no dia 05 de agosto e oficializou Paulo Daher do como vice e o Partido Progressista na coligação, Vanderlan Cardoso enfrentou embates jurídicos para manter o nome do ex-vereador na chapa e talvez o mais importante durante a corrida eleitoral, o tempo de televisão.
Vanderlan perdeu o vice e metade do tempo do horário eleitoral. Buscou um nome que já era cotado para assumir o posto antes do nome de Daher e alcançou a meta da maioria dos candidatos homens que encabeça as chapas, ter uma mulher na vice.
Sucena Hummel é presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO). Vanderlan Cardoso diz que tem muita sorte em tê-la em sua chapa. Questionado sobre qual seria o papel de sua vice em uma eventual gestão, Vanderlan destacou as qualidades da companheira de chapa e já sugeriu uma pasta. “A Sucena tem currículo, tem responsabilidade e é uma guerreira. Não sei onde arruma tanto gás para trabalhar. As mulheres realmente estão conquistando seu espaço. Ela seria uma excelente secretária de planejamento. Às vezes com ação firme, você resolve os problemas na palma da mão”, afirmou.