Na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, o prefeito de Senador Canedo e candidato à reeleição, Fernando Pellozo (UB), foi o último a ser sabatinado pelos apresentadores Segismar Junior e Rosane Kotoski, da rádio Bandnews Goiás. Durante a entrevista, o candidato falou sobre os quase quatro anos de gestão e seus planos para o futuro da cidade que, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é a que mais cresce no Brasil.
Durante a conversa que durou cerca de 30 minutos, Pellozo, que reside em Senador Canedo desde 1994 e tem 47 anos, não hesitou em destacar a pandemia de Covid-19 como o maior desafio de sua gestão, assim como foi para todos os governantes no país. Ele afirmou que ninguém estava preparado para aquela situação, mas destacou a sua expertise na área da saúde como um fator crucial para o enfrentamento da crise sanitária.
Outro ponto abordado por Pellozo foi a situação financeira da cidade no início de seu mandato. “Quando assumimos a prefeitura Senador Canedo estava com graves problemas financeiros. Conseguimos quitar, em novembro do ano passado, dívidas que somavam cerca de 30 milhões, deixadas pela administração anterior”, relatou. O prefeito destacou que essa situação prejudicou o desenvolvimento da cidade, mas que o pagamento das dívidas trouxe alívio para a gestão.
Em relação à saúde, Pellozo abordou as críticas sobre a proposta de construir três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade. Ele explicou que a criação de mais UPAs pode ser considerada um desperdício de recursos, uma vez que a rede de saúde de Senador Canedo já conta com quatro unidades de urgência em funcionamento. A proposta faz parte do plano de governo da candidata Izaura Cardoso (PSD). Durante sua sabatina na Bandnews, Izaura defendeu a criação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Pellozo, que tem mestrado em saúde coletiva e experiência em gestão de unidades de saúde, enfatizou a importância de uma abordagem integrada e eficiente. “A saúde no Brasil funciona através de uma rede de atenção com alta, média e baixa complexidade. Não se resolve problemas de saúde apenas com mais UPAs. O hospital que estamos construindo será uma solução mais abrangente e duradoura”, explicou.
O prefeito também mencionou que a construção do novo hospital está em andamento, com a terraplanagem e o cascalhamento já realizados, e que a estrutura contará com quatro pavimentos, com conclusão prevista para os próximos três a quatro anos. “A criação de mais UPAs não resolveria os problemas de forma tão eficaz quanto o novo hospital. O foco deve ser na atenção básica e na infraestrutura de saúde”, argumentou.
A entrevista de Fernando Pellozo encerrou a série de sabatinas com candidatos à eleição municipal de Senador Canedo. Os candidatos Divino Lemes (PSDB) e Dr Rangel (Rede) não compareceram, apesar do espaço democrático ter sido oficialmente disponibilizado, como prevê a justiça eleitoral.