Sandro Mabel (UB) propõe autorizar que motos trafeguem nas linhas dos ônibus

O candidato do União Brasil (UB) Sandro Mabel tem 65 anos, é empresário do ramo industrial e foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Também atuou como deputado federal nos mandatos de 2006 e 2010, mas estava afastado da política a alguns anos, por decisão pessoal.

Porém seu nome foi o escolhido pelo governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) para concorrer à disputa pela prefeitura da capital. A partir daí Mabel se filiou ao partido e segue na disputa para gerir Goiânia.

Mabel aposta em sua experiência no mundo corporativo e como parlamentar para conseguir realizar uma boa gestão caso seja eleito. “Sempre negociei com muitas pessoas, sempre estive perto na parte parlamentar. Liderei comissões, fui presidente de comissões, fui presidente de muita coisa. E por onde eu passei, eu acabei conseguindo fazer boas gestões, inclusive na vida política. Eu tive uma ligação grande em governos e tudo mais, sempre nessa área de articulação. Os vereadores vão gostar de mim, eu vou gostar deles, os funcionários vão gostar de mim, eu também vou gostar deles, mas todo mundo tem que trabalhar. Então nós vamos colocar um ritmo onde todos irão trabalhar”.

Motos nas linhas de ônibus

O candidato está ciente que se for eleito terá muitos desafios para enfrentar como prefeito. Um deles é o caótico trânsito de Goiânia. Em busca de melhorar o fluxo de veículos, Mabel apresenta em seu plano de governo uma proposta polêmica, que é permitir que os motociclistas utilizem as faixas exclusivas para ônibus.

“A rua não tem elástico. Então eu fui na Finlândia ver as simulações possíveis. Cheguei lá e falei que eu tenho 250 mil motos e eles me falaram que uma saída é conseguir tirar as motos das vias principais. O que nós temos que arrumar em Goiânia são as artérias principais, então nós vamos em 100 dias fazer o trânsito andar 30% mais rápido. Hoje o trânsito de Goiânia dá 14 km por hora os carros, 11 km por hora os ônibus, como que eu consigo mais espaço para os carros? Então eu vou ocupar a ociosidade e onde que está a ociosidade na faixa de ônibus nessas grandes avenidas”, explica o candidato.

Comurg

Enquanto era sabatinado pelos jornalistas Rosane Kotoski e Segismar Junior no jornal BandNews Goiás 2º Edição, Mebel também como sobre seu planejamento para a gestão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

“Nós vamos colocar gente que tem competência para arrumar isso. Eu vou colocar um diretor assim, outro assim, outro assado e que saiba fazer gestão. Botar os funcionários com condição de ir para a rua, porque não são os varredores de rua que quebraram a Comurg. Não são os motoristas de caminhões. O que nós temos que fazer é acabar com a banalheira que existe, entende? Então esse tipo de coisa eu tenho coragem para fazer”, afirma Mabel.

Sandro Mabel também atuou como assessor especial na gestão do presidente Michel Temer e aparece na primeira posição nas últimas pesquisas de intenções de voto.