O governador Ronaldo Caiado disse que as facções criminosas são um problema crônico de segurança pública, e destacou a por a importância do trabalho conjunto entre os governadores. Caiado foi ao Rio de Janeiro, ontem para prestar apoio a Cláudio Castro, PL, devido a megaoperação contra o Comando Vermelho, deflagrada na última terça-feira, 28, nos complexos da Penha e do Alemão.
Também participaram do encontro híbrido, os governadores Romeu Zema, Minas Gerais, Jorginho Mello, Santa Catarina, Eduardo Riedel, MS, Tarcísio de Freitas, SP, via videoconferência. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também participou da reunião.
Caiado fez críticas ao governo federal diante do problema, que segundo ele, em vez de oferecer suporte no combate ao crime, a União tem tentado reduzir a autonomia dos Estados com a PEC da Segurança Pública.
Ainda ontem, os governadores anunciaram o chamado Consórcio da Paz, para dividir experiências e ações de combate ao crime organizado. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, definiu a ideia como ajuda prática entre as unidades da federação.
Castro agradeceu o apoio dos líderes de outros Estados e o compartilhar do mesmo ideal, que é garantir a segurança das pessoas. Para o goiano, o Consórcio da Paz irá fazer com que todas as forças, integradas, com base na inteligência e na parte operacional, sejam utilizadas para atender qualquer um dos governadores, em momento emergencial.


