Cora ultrapassa 240 cirurgias oncológicas e 3,2 mil atendimentos

Iron Braz

O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) tornou-se, em poucos meses de funcionamento, uma nova esperança para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Desde junho, quando começou a receber pacientes, o primeiro hospital estadual voltado exclusivamente à oncologia infantojuvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já realizou mais de 3,2 mil atendimentos.

De acordo com dados da unidade, foram 252 internações hospitalares, 249 cirurgias, 213 sessões de quimioterapia e 2.530 consultas médicas nesse período. O hospital, construído com investimento de R$ 255 milhões do Governo de Goiás, oferece tratamento de alta complexidade e estrutura completa sem que as famílias precisem buscar atendimento em outros estados.

“O Cora já é uma realidade para o Estado. Antes, muitas famílias goianas precisavam se deslocar para o Hospital de Amor, em Barretos (SP), para garantir tratamento oncológico especializado. Hoje os pacientes são tratados aqui, em Goiânia”, destaca o diretor-geral do complexo, Rafael Mendonça.

Além dos atendimentos hospitalares, o Cora oferece tratamento integral, que inclui consultas, cirurgias, terapias e procedimentos de alta complexidade, como transplante de medula óssea. Para acolher os familiares dos pacientes em tratamento prolongado, o complexo disponibiliza uma casa de apoio provisória, enquanto a estrutura definitiva é finalizada.