Em busca de recuperar os votos perdidos no primeiro turno, já que ficou com a segunda colocação na corrida rumo à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o candidato Professor Alcides (PL), mudou a estratégia e passou a dialogar com a imprensa.
Em entrevista à BandNews Goiás, o prefeitável elencou algumas prioridades de sua gestão caso ele seja eleito. O principal gargalo que destacou é a falta de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que afirma que irá combater desde o início de sua gestão.
Ainda na gestão do prefeito Vilmar Mariano, antes da campanha eleitoral, professor Alcides afirma que esse problema o preocupava, a ponto de ele apresentar ao então secretário de Educação do Município, que é seu apadrinhado político, algumas ideias para minimizar esse problema.
“Eu orientei ao professor Divino Eterno que fizesse convênio com todas as instituições para que nós pudéssemos diminuir a defasagem em termos de CMEIs. Hoje praticamente não há como se fazer mais nada nesse sentido, porque as instituições todas já foram conveniadas, nós temos que construir CMEIs em regime de urgência para atender isso. Vamos construir mais 20 CMEIs em 2025 e 20 em 2026”, afirmou o candidato que afirma que Aparecida enfrenta um déficit 9,5 mil vagas.
Habitação
O candidato ao segundo turno também apresentou seus projetos para a área de habitação. “Vamos criar uma Secretaria Especial de Regulação Fundiária. Essa secretaria vai ser uma secretaria sem pasta, com o objetivo de organizar esses assentamentos e também organizar aqueles assentamentos que já estão quase todos organizados, mas nem todos têm escritura”, contou Alcides.
De acordo com ele, a região do setor Cidade Livre tem aproximadamente 18% das casas sem documentação. Para amenizar a situação, Alcides diz que vai fazer parcerias com o Governo Federal para construir 4 mil moradias para distribuir nos próximos quatro anos.
Vilmar Mariano
Questionado sobre a aliança com o prefeito Vilmar Mariano, após o rompimento de relações políticas, ao longo deste ano e sobre problemas na gestão do atual mandatário de Aparecida de Goiânia, o candidato do Partido Liberal justifica que Mariano foi prejudicado.
“O que está acontecendo com o Vilmar Mariano é que os secretários que cuidavam desses assuntos eram todos ligados ao Gustavo Mendanha e preferiam não fazer para desgastar o prefeito cada vez mais. Esse pessoal ligado ao Gustavo travava o Vilmar Mariano, então a partir do momento que foi cortado as amarras, aí que começaram a fazer o trabalho que deveria ter sido feito lá atrás há muito tempo”, diz o candidato.
Para Alcides, o maior obstáculo da gestão de Mariano foram as indicações e influencias de Mendanha: “O grande problema de Vilmar Mariano, principalmente no primeiro ano de governo, foi que o Gustavo o deixou engessado. Só para você ter uma ideia, o secretário da Fazenda, que é o homem que o executivo tem que conversar todos os dias para saber como é estão as finanças do município, não conversava com o Vilmar”, ressalta.
Professor Alcides foi enfático em declarar que é um candidato de direita, sem ideologias e extremismos.