GO-147 terá obras de pavimentação para impulsionar o agronegócio em Goiás

A rodovia GO-147, que liga Bela Vista de Goiás ao entroncamento da GO-010, em Silvânia, vai passar por obras de pavimentação. O contrato para execução do projeto foi assinado entre o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás, Ifag, e a empresa vencedora do certame, a Construtora CCB.

A região beneficiada é uma das mais produtivas do estado, mas enfrenta gargalos de infraestrutura que dificultam o escoamento da produção rural. “Mas vamos ter praticamente um anel viário nessa região que vai aumentar o tráfego em mais de 50%”, destacou o presidente do Ifag, Armando Rollemberg.

A solenidade de assinatura ocorreu nesta terça-feira, 16, na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, Faeg, entidade à qual o Ifag é vinculado. Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a melhoria das estradas é essencial para fortalecer o campo. “ Eu não tenho dúvida de que a resolução desses problemas de infraestrutura pode nos ajudar a alacançar o segundo lugar como produtores do agronegócio no país”, afirmou.

Segundo o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Goinfra, Pedro Sales, os trabalhos no trecho de 46,3 quilômetros já têm data marcada para começar. O investimento total é de R$ 152 milhões, recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura, Fundeinfra.

Atualmente, a GO-147 concentra quase 39 mil caminhões pesados, que transportam 1,52 milhão de toneladas de cargas agrícolas por ano. Com a pavimentação, o Ifag estima que o tráfego de carretas cresça 42,8%, alcançando 2 milhões de toneladas de produtos.

Esse modelo de execução de obras, por meio de certames firmados entre o governo e entidades representativas, já foi adotado em outros trechos no estado, como nas GOs 180 e 178, no Sudoeste Goiano, que também tiveram contratos assinados recentemente.

Tags

Compartilhe: