Secretaria de Trânsito realiza 1ª edição da Operação Tempo Fechado que previne acidentes no período chuvoso

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, SET, em parceria com a Defesa Civil Municipal, realizou a 1ª edição da Operação Tempo Fechado, para prevenir acidentes durante as chuvas fortes.

O objetivo é alertar os motoristas sobre os riscos de trafegar em áreas alagadas e reforçar atitudes seguras que salvam vidas.

Neste período do ano as chuvas se tornam cada vez mais recorrentes e neste cenário, o Gerente de Educação de Trânsito SET, Jairo Souza Santos, alerta para os perigos. “Aquela tempestade geralmente acontece no final do dia e é exatamente o momento horário de pico, o condutor está ansioso para chegar em casa e naquela pressa, deparando com uma chuva forte, ele chega no local onde tem um alagamento, onde começou a subir a água. E na ânsia de chegar em casa, muitas vezes, ele tenta enfrentar a correnteza, enfrentar a enxurrada, e isso é muito arriscado”.

Segundo o Gerente, a ação tem dois pilares principais. “A Defesa Civil dá as orientações quanto aos alertas de chuva. Hoje em dia, Goiânia já conta com o sistema de SMS para quando há previsão de tempestades. Então eles dão esse tipo de orientação, de dica, e a Secretaria de Engenharia de Trânsito fica com a parte de orientações de como se comportar em um período chuvoso, principalmente em chuvas fortes”, explica Jairo.

Para se manter em segurança, o motorista deve tomar alguns cuidados como por exemplo quando está saindo do trabalho ou retornando para casa. “Quando o condutor se depara com uma área que começa a alagar, a água começa a subir, muitas vezes o motorista acredita que ele consegue passar, mas ele tem que ter essa certeza de que o veículo dele tem condições de fazer aquela travessia de forma segura. Então, orientamos o quê?  Ele percebendo que o veículo que está logo à frente, se a água começou a passar da metade do pneu, isso já é um indício de alerta. A orientação é que ele não enfrente, ele encoste o veículo, aguarde a chuva diminuir”.

Mesmo se a água estiver no meio do pneu, a recomendação da SET é não continuar, porque a via pode ter algum buraco, gerando risco ao automóvel e ao condutor.

Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, outras blitze serão realizadas em pontos estratégicos da cidade.

O Gerente de Educação de Trânsito SET, Jairo Souza Santos, destaca que em caso de necessidade é só ligar no telefone da SET, (62) 3524-4620 ou no número da Defesa Civil de Goiânia, 153.