O mês é rosa e o alerta do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi, conhecido como HGG, é para todas as mulheres.
A unidade está com uma programação especial neste mês de outubro, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nesta quinta-feira, dia 16, o chamado dia D, traz um mutirão de mamografias no projeto Saúde na Praça, bem em frente ao hospital, das 7h às 12h.
A médica chefe do Serviço de Mastologia do HGG, doutora Erika Silva, destaca que a ação vai atender todas as mulheres que são ligadas à Federação do Comércio de Bem, Serviços e Turismo (FECOMERCIO), do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel).
Erika explica que o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres no país depois do câncer de pele. Só neste ano, o Brasil deve registrar cerca de 73 mil novos casos, segundo o Ministério da Saúde.
Destes casos, cerca de 17% poderiam ser evitados com uma rotina mais saudável, incluindo alimentação equilibrada, exercícios e menos consumo de álcool. Mas além do estilo de vida, essa mulher também precisa passar pelos exames preventivos. “Câncer de mama tem cura. Isso é muito importante porque, infelizmente, ainda hoje, nos dias atuais, nós ainda temos mulheres que não querem fazer mamografia porque falam assim: Ah, eu não quero fazer porque se eu descobrir não tem jeito, né? Então, infelizmente, a gente ainda tem essa cultura. Então, eu preciso deixar registrado que câncer de mama tem cura. Mas as chances de cura são maiores quando descoberto no início. E para ser descoberto no início, tem que se fazer a mamografia”, alerta a chefe do Serviço de Mastologia do HGG.
Durante o mês, o Hospital também oferece mais de 200 mamografias gratuitas. Herica lembra que quem tiver alguma alteração no exame da mama já sai com o encaminhamento para o acompanhamento de mastologia. “É importante a prevenção, o diagnóstico precoce e a descoberta das lesões o mais rápido possível para que a gente tenha uma efetividade no tratamento, ou seja, diagnóstico precoce é igual a tratamento eficaz e é igual a cura do câncer de mama”, destaca Erika.
No Saúde na Praça, as pessoas também vão poder medir a pressão, glicemia e receber orientações das equipes de nutrição, fisioterapia e enfermagem totalmente de graça.