A atual situação ambiental que é marcada por queimadas, ondas de calor, extrema estiagem e baixíssima umidade relativa do ar tem ocasionado não apenas os tradicionais e diversos desconfortos que comumente ocorrem nesta época do ano, por causa da ausência de chuva.
Dessa vez, o descaso com o meio ambiente está fazendo o brasileiro, inclusive os goianos, pagarem um preço alto, por causa do cenário de insegurança que muita gente tem sentido com o surgimento de algumas situações, antes não vistas.
O cinza das fumaças que mudou a coloração do céu, além de deixar de exibir a beleza natural e a tradicional cor azul, extrapola a questão estética. Esse acinzentamento é sinônimo de perigo pairando no ar, pois carrega consigo partículas de fuligem que estão suspensas na atmosfera em nuvens carregadas com gotas de água que podem ocasionar o fenômeno que está sendo chamado de “chuva preta” ou “chuva escura”.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, caso a frente fria que tem previsão de passar pelas regiões sul e sudeste do Brasil, neste domingo, 15, se desviar para Goiás, isso poderá ocasionar a chuva na coloração escura, assim como aconteceu no Rio Grande do Sul.
A mistura de componentes a base de carbono, nitrogênio e enxofre, que pode compor as nuvens de fumaça na atmosfera, poderia ocasionar uma chuva ácida.
Um estudo do Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, revela a probabilidade de até 20% de chuva para algumas regiões de Goiás.