Semad lança programa para estabelecer protocolos para desastres climáticos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou o programa Goiás Resiliente, que tem o objetivo de melhorar a resposta do governo e dos municípios aos eventos decorrentes das mudanças do clima.

A proposta é a de contribuir para o fortalecimento das capacidades técnicas e operacionais das defesas civis municipais e outros agentes públicos, além de incentivar políticas de redução de riscos de desastres e medidas de adaptação no âmbito local.

Estudos mostram que a maioria dos desastres climáticos ocorridos na região Centro-Oeste estão relacionados a chuvas acima ou abaixo do normal, o que ocasiona inundações e alagamentos ou secas e incêndios florestais.

O programa se divide em etapas: primeiro, vem a criação de protocolos voltados para atender emergências ambientais e em paralelo, a elaboração de mapas de risco de uma lista de regiões prioritários, onde a possibilidade de acontecer desastres é maior.

O passo seguinte será a realização de workshops e treinamentos direcionados aos agentes públicos municipais, membros da defesa civil, lideranças comunitárias e outros atores relevantes, com o objetivo de fortalecer suas habilidades e conhecimentos em gestão de riscos de desastres.

Continue Conectado