Saúde de Aparecida oferece mais de 900 tomografias de pulmão a fumantes

Em parceria com Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, administradora do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), e com a AstraZeneca, a Secretaria de Saúde do município realiza o Projeto Fôlego de Vida.

O projeto tem como objetivo rastrear e reduzir casos de câncer de pulmão e os atendimentos são feitos, via encaminhamento ou direto no próprio Hospital.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, uma carreta totalmente climatizada e equipada com tomógrafo estará e estacionada no pátio do HMAP para realização dos exames.

Segundo estimativa de 2023 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo da doença é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto entre mulheres (14.540 casos novos) no Brasil. Em todo o mundo, é o primeiro em mortalidade masculina e o segundo no público feminino.

O projeto é destinado aos homens e mulheres que moram em Aparecida, têm mais de 50 anos e histórico de tabagismo de pelo menos 20 anos/maço (Fumando 1 maço por dia durante 20 anos ou 2 maços por dia durante 10 anos, por exemplo).

Os interessados devem ir a qualquer UBS da cidade e solicitar a participação ou até mesmo ir direto ao HMAP. Os médicos e enfermeiros da rede irão preencher os formulários que dão acesso ao exame de tomografia no ônibus estacionado no Hospital.

A partir dessas avaliações e do exame, se necessário, o paciente será encaminhado para tratamento no próprio Hospital e para quaisquer outros procedimentos adequados para cada caso.

Continue Conectado