Museu a céu aberto é inaugurado na Cidade de Goiás nesta sexta-feira, 15

As ruínas de um povoado do século XVIII, que ficam em uma fazenda, a cerca de 13 km do centro histórico da Cidade de Goiás, serão transformadas em um museu a céu aberto nesta sexta-feira, 15. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  vai celebrar a conclusão das obras de escoramento, consolidação e musealização das Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino.

As obras começaram no início de 2023 e custaram R$ 1 milhão, recurso proveniente de medida compensatória de ajustamento de conduta, relacionada ao licenciamento ambiental de uma empresa mineradora.

Além do escoramento e consolidação das ruínas do arraial, o projeto também contemplou serviços de impermeabilização nas pedras de adobe e a implementação de uma estrutura para receber visitantes, como calçamento, bancos, alambrado, paisagismo e placa informativa sobre o local.

Na cerimônia desta sexta, será firmado também um Termo de Cooperação entre o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás, para manutenção do museu a céu aberto.

 

Compartilhe:

Continue Conectado