Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com cadastro desatualizado no Cadastro Único (CadÚnico) devem comparecer ao posto de atendimento na antiga sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), no Setor Aeroporto, para evitar a suspensão do benefício.
Desde agosto, aqueles com cadastro desatualizado há mais de 48 meses ou sem inscrição no CadÚnico estão sendo notificados pelo INSS. Além disso, o órgão também pode comunicar os beneficiários via aplicativo Meu INSS, SMS, edital ou carta.
O BPC, de um salário-mínimo, é destinado a idosos sem direito à previdência social e pessoas com deficiência em situação vulnerável, cuja renda familiar deve ser inferior a 1/4 do salário-mínimo. Para solicitar o BPC, é necessário estar inscrito no CadÚnico e manter os dados atualizados.
Se não fizer a atualização dentro do prazo de 45 dias para municípios pequenos e 90 dias para grandes, o pagamento pode ser suspenso. Após a suspensão, os beneficiários têm 30 dias para regularizar a situação e solicitar a reativação do BPC.