Aparecida de Goiânia comemora 60 anos de emancipação política

Aparecida de Goiânia celebra um marco histórico na próxima terça-feira, 14. A cidade completa 60 anos de emancipação política, fato que dividiu a linha do tempo da cidade entre antes, quando era o distrito de Goialândia, e agora, sendo a Aparecida de Goiânia. No ano passado, o município comemorou seu 1° centenário de fundação.

A cidade conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963. Na época, já havia se passado 41 anos de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922, quando foi erguido o famoso Cruzeiro no local hoje conhecido como Praça da Matriz, onde fica o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Portanto, o calendário anual de Aparecida tem duas datas de relevante valor histórico para o município: 11 de maio, aniversário de fundação da cidade; e 14 de novembro, emancipação política e administrativa.

Neste domingo, 12, haverá uma Missa Especial a partir das 8h, na Igreja Católica Cristo Rei no Setor Garavelo. O evento será presidido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino e acompanhada pelo prefeito Vilmar Mariano e o Governador em Exercício, Daniel Vilela.

Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para mais de 300 bairros na atualidade.

O dia em que Aparecida celebra sua emancipação política é feriado municipal. No dia seguinte, 15 de novembro, é comemorada a Proclamação da República, feriado, desta vez, em todo território nacional. Na segunda, 13, foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais.

 

 

Continue Conectado