A prefeitura de Aparecida de Goiânia faz um alerta para que a população do município redobre os cuidados de prevenção de focos de água parada durante o período chuvoso. Nessa época os criadouros do Aedes aegypti tendem a aumentar e é necessário um esforço conjunto para prevenir o avanço da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito.
Em 2023, a cidade registrou um aumento no índice de infestação das doenças transmitidas pelo Aedes. Foram notificados 16 mil casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e desses, 12.465 foram confirmados. Os dados apontam que 70% dos focos dengue são registrados dentro das residências, os outros 30% correspondem a lixos, pneus e entulhos descartados irregularmente.
De acordo com a coordenação de zoonoses do município, os bairros do município com mais focos de dengue são: Setor Buriti Sereno, Expansul, Colina Azul, Jardim Tiradentes, Independência Mansões, Jardim Olímpico, Serra Dourada I, Bairro Independência e Cidade Livre.
Para ajudar a população, Aparecida dispõe do Disque-busca, que faz a retirada e a destinação correta de móveis velhos, eletros e eletrônicos. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira. A solicitação é feita através do telefone 3545-9969.