O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco do evento que apresentou o Renault Boreal, novo C-SUV da marca, a dois públicos estratégicos: jornalistas da América Latina e rede de concessionárias do Brasil, reforçando o compromisso da Renault com performance, inovação e proximidade comercial.

Realizado na quinta, 10 de julho, no icônico Pavilhão das Culturas Brasileiras, o reveal trouxe à cena um modelo que representa não apenas uma renovação de portfólio, mas um novo posicionamento da Renault no segmento. O Renault Boreal, a ser lançado ao público em novembro de 2025, combina design marcante, tecnologia de ponta e soluções alinhadas às novas demandas de mobilidade, atributos que o colocam no centro da estratégia da marca para a região.
Além da apresentação do veículo, o evento simbolizou um momento histórico para a montadora: a despedida de Ricardo Gondo da presidência da Renault do Brasil, após mais de duas décadas de trajetória na companhia e seis anos na liderança nacional. Gondo, que recebeu homenagens durante o evento voltado diretamente aos dealers, esteve ao lado da Hype desde o início da parceria, sendo um apoiador direto da visão inovadora da agência em projetos de comunicação e experiência de marca.

Após o lançamento dos modelos Kardian, Duster e Grand Koleos, o Renault Boreal se insere como um pilar central do plano estratégico International Game Plan 2024-2027. Vale lembrar que, até 2027, a Renault terá investido nada menos que 3 bilhões de euros para lançar oito novos veículos em mercados internacionais (fora da Europa). Cinco deles, nos segmentos C e D, vão posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor. Em 2027, a Renault tem o objetivo de duplicar o faturamento unitário por veículo vendido fora da Europa em comparação com 2019.

Como ferramenta de conquista, o Renault Boreal se insere plenamente no DNA dos novos produtos da marca e terá a missão de equilibrar o mix de vendas nos mercados fora da Europa, sempre seguindo a estratégia de passar de volumes para o valor, iniciada pelo plano estratégico Renaulution. Ele se destina principalmente às regiões onde a Renault ainda é sub-representada no segmento C, que é extremamente estratégico. Na América Latina, este segmento apresenta forte crescimento na demanda por SUVs para a família. Já na Turquia, Oriente Médio e na Bacia do Mediterrâneo, onde mais de um a cada dois veículos vendidos é um SUV, ele complementa a gama da marca com uma proposta competitiva.

Inaugurada no Renault Kardian, a grande flexibilidade da nova plataforma modular do Renault Group permite oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes aos clientes. Esta arquitetura permite importantes ganhos nos prazos de desenvolvimento e competitividade, bem como maximizar as sinergias nos mercados fora da Europa. Além disso, o Renault Boreal pode ser equipado com novas tecnologias adaptadas localmente a cada mercado.
Produção no Brasil e na Turquia
A estratégia industrial construída em torno do Renault Boreal se baseia em um sistema de produção em dois continentes. Em Curitiba, no Brasil, ele será produzido para 17 países da América Latina. Paralelamente, a planta de Bursa, na Turquia, fornecerá sua produção para 54 outros mercados, incluindo a Europa Oriental, Oriente Médio e países do Mediterrâneo. Próximos de seus mercados de comercialização, estes polos industriais locais têm o objetivo de aumentar a agilidade da logística e otimizar os custos de produção.

O Renault Boreal começa a ser vendido no Brasil no final de 2025. A partir de 2026, chegará a outros países da América Latina, Turquia e outros mercados.

O Renault Boreal é resultado de uma estratégia internacional, pensada para satisfazer as realidades de seus diferentes mercados. Na América Latina, o motor turbo 1.3 TCe associado ao câmbio EDC de dupla embreagem se insere totalmente nesta estratégia. Graças ao projeto modular, a plataforma desenvolvida pelo Renault Group é capaz de integrar uma ampla gama de motorizações, cuja versatilidade permite uma adaptação às especificidades de cada mercado. A partir do lançamento na América Latina, o Renault Boreal é comercializado com motorização a combustão de última geração. O motor turbo 1.3 TCe conta com injeção direta, disponível em versão a gasolina ou flex conforme o país. Este motor de alta performance entrega até 163 cavalos na versão flex, 156 cavalos na versão a gasolina na América Latina e 138 cavalos na versão a gasolina na Turquia. O torque vai até 270 Nm na América Latina e 240 Nm na Turquia.


