Testamos o Jeep Gladiator: um fora de estrada que custa R$499.990 mil reais

Pra começar, o Jeep Gladiator é uma picape, o Jeep irmão dela é o Wrangler mas o desempenho de ambos é radical para todo- terreno, isto é, a proposta é encarar seja qual for o ambiente e terreno hostil até os que não são conhecidos, o sistema U Conect que a equipa oferece diversos serviços com destaque para primeiro guia digital de trilhas off-Road, que vem incorporado ao sistema de entretenimento. Detalhes são transmitidos na tela central e podem apontar pontos de passagem importantes, recursos de interesse e dificuldades.

Para quem procurar mais recursos, a Jeep oferece assinatura Premium com catálogo de mais de 3.000 trilhas, não há trilha secretas para a Gladiator. Não é um produto novo, a picape de médio-porte foi produzida pela Jeep de 1962 até 1969 e voltou em 2019 mas chega em 2024 ao Brasil com a dianteira redesenhada, nova central multimídia e pacotes de preparação para off-Road, há melhora importante também no sistema de resfriamento.

São pelo menos sete novas opções de desenho para as rodas, calçadas por pneus de 32 a 33 polegadas. Na cabine, nova tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, oferecida de série em todas as versões. O formato agora é horizontalizado e exigiu mudanças no desenho das saídas de ventilação centrais, que deixaram o padrão arredondado para adotar aberturas retangulares. As saídas arredondadas das extremidades, porém, continuam sem mudanças. No quesito segurança, a Jeep afirma que aumentou o nível de proteção padrão em todas as versões da Gladiator. A picape agora possui airbags de cortina nas primeira e segunda fileiras, enquanto os bancos externos da segunda fileira agora contam com pré-tensores de cinto.

A marca também fez melhorias estruturais para melhor desempenho em impactos laterais. Sob o capô, o motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 284 cv e 35,4 kgfm de torque. O câmbio no mercado norte-americano pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.

motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 284 cv e 35,4 kgfm de torque

A tração é 4×4. Nas versões Mojave X e o Rubicon X, a Gladiator 2024 oferece câmera off-road integrada, para-choques de aço, tração de tempo integral e bancos dianteiros elétricos. Vem agora conta com novo diferencial blocante traseiro de série e modo OffRoad+, que ajusta o acelerador, trocas de marchas e controle de tração para otimizar o desempenho fora-de-estrada.

Produzida em Toledo Ohio, uma das mais importantes unidades hoje da Stellantis nos EUA, é uma picape de 4 portas com telhado e portas removíveis, 3.487 de entre eixos, 1.87 de largura, 1,93 de altura, peso dentre 2.100 e 2.300 quilos. 1.000 litros de capacidade de carga. A Jeep também oferecerá três novos pacotes de melhorias da American Expedition Vehicles (AEV) para o Gladiator. Dependendo da escolha, destaque para suspensão elevada em 2 polegadas e pneus BFGoodrich All- Terrain T/A KO2 de 35 polegadas. A picape Gladiator chega em versão única de R$ 499.990 e, se a expectativa era de vender mais de 500 unidades, os primeiros meses do ano, janeiro, fevereiro e março com 121, 85 e 106 vendas mesmo com algum desconto não podem ter decepcionado.

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