A Ranger Black chega com preço de R$ 219.990 e oferece protetor de caçamba e capota marítima elétrica grátis para os cem primeiros compradores
A Ford quer mais do que a vice-liderança do segmento das picapes medias e foca no uso mais Urbano, num atraente custo-benefício e na motorização 2.0 turbo diesel com tração traseira 4×2 para angariar mais clientes com preço de Fiat Toro, preço, R$ 219.990 reais. Começa lançando a nova Ranger Black que pode vir também nas cores azul, branco, cinza e prata, o que justificou a colocação de uma faixa no assento, “so Long as it’s Black’’, uma referência à celebre frase de Henry Ford que os carros da marca poderiam ter qualquer cor contanto que fosse preto.
No caso, é Ranger Black mas pode ter outras cores porque permite vender mais, incluindo o atraente azul metálico. Mas os detalhes são mesmo em cinza escuro, pacote de equipamentos é bem semelhante ao da Ranger XLS 2.0 TD, com 7 airbags; painel de instrumentos com tela de touch, sistema multimídia com tela de 10 polegadas; com espelhamentos sem fios e atualizações Over The Air para o carro completo; acendimento automático dos faróis; seletor de modos de condução; carregador por indução; câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro entre os principais, isto é, interior de nível A.
Pacote interessante, inteligente e a preço de entrada podem mesmo ampliar a clientela da Ford Ranger ? Dennis Rossini, gerente de marketing abriu o jogo em números e justificativas: desde o seu lançamento no Brasil, em julho de 2023, a nova geração da picape média já vendeu 26 mil unidades – aumento de 48 % de participação no segmento ainda dominado pela Toyota Hilux.
“O último mês de junho foi o melhor mês da Ranger desde o seu lançamento, quando registrou 3.026 emplacamentos, sendo que mais de 2 mil unidades foram das versões topo de linha com motor V6 turbo diesel. De acordo com Rossini, atualmente as versões XLT e Limited representam 71 % das vendas da Ranger, enquanto as intermediárias são 21 % e a de entrada fica com menos de 7% do mix de vendas.
A excelente dirigibilidade da Ranger se deve muito, também, à nova suspensão. Ela é a única com amortecedores externos à longarina na traseira e feixes de quatro estágios que garantem uma articulação do eixo 12% maior, proporcionando um rodar mais confortável mesmo sem carga. A suspensão dianteira independente, MacPherson, tem amortecedores com batentes hidráulicos. Esse conjunto, somado à isolação eficiente da cabine, também faz da Ranger Black a picape com melhor conforto acústico da categoria, medido tanto pelo nível de ruído como pelo índice de articulação. Com 5.370 mm de comprimento, 1.884 mm de altura e 3.270 mm de entre-eixos, a Ranger é a maior picape do segmento e também tem o melhor espaço interno. Os ângulos de ataque (30°), saída (26°) e transposição (22°) também revelam a sua disposição para superar obstáculos.
A Ranger Black com a atual configuração concorre diretamente em preço com a Fiat Titano Endurance manual e custa R$ 3 mil a mais que a Fiat Toro Ranch automática (parte de R$ 216.990), ambas equipadas com motor 2.0 turbo diesel e tração 4×4. . Preços da linha 2025 da Ford Ranger:
Ranger Black 2.0 turbodiesel 170 cv AT6 4×2 – R$ 219.990
Ranger XL 2.0 turbodiesel 170 cv MT6 4×4 – R$ 244.990
Ranger XLS 3.0 V6 turbodiesel 250 cv AT R$ 289.990
Ranger Raptor 3.0 V6 biturbo gasolina 397 cv AT10 4×4 – R$ 469.700