Curta o feriado de Carnaval com segurança

O feriado de Carnaval chegou e, se você pretende viajar de carro, é importante que todos os componentes estejam funcionando adequadamente para ter um passeio tranquilo.

 

Amortecedor

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente requer revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista, que vai se acostumando com o comportamento dinâmico do veículo e não se dá conta do momento em que há necessidade da substituição dos amortecedores.

A vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão. Vale destacar que em época de chuvas, os amortecedores também desempenham papel importante para ajudar a evitar a aquaplanagem enquanto o veículo estiver na velocidade recomendada para pista molhada.

 Palhetas

Pegar chuva na estrada pode ser um grande problema se as palhetas limpadoras de para-brisa não estiverem em boas condições de uso, já que elas garantem a visibilidade e a segurança em dias chuvosos. Quando desgastadas ou ressecadas, as palhetas podem causar danos ao para-brisas, além de aumentar o risco de acidentes sob chuva na medida em que a visão do motorista pode ficar prejudicada. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido.

Lâmpadas              

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média, com multa de R$ 130,16, somada a quatro pontos na CNH. Vale lembrar também que a iluminação de um veículo é fundamental para a segurança passiva, na medida em que torna o veículo visível para pedestres e outros motoristas.

 Pastilhas de freio                                                              

As pastilhas de freio trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade do veículo, proporcionando o controle na sua condução no tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.

Continue Conectado