17 pilotos desclassificados na 1ª etapa da Fórmula 200

Horas depois do fim da corrida, nesta sexta-feira, o resultado do GP Goiânia da F200, vencido por Renato Balestra, mudou com a desclassificação de dezessete pilotos que descumpriram o artigo 10º do regulamento oficial da categoria.

1ª etapa da F200 2024

Os pilotos foram excluídos após vistoria técnica, e apenas três deles, estavam aptos para competir na primeira etapa do Campeonato 2024. A vitória caiu nas mãos do piloto Breno Lopes, o grande vencedor, com Marcelo Di Tripa, segundo, e em terceiro, Deyvis Luis. Apenas dois pilotos pontuaram na sexta-feira, e a briga pelo campeonato começou quente na Fórmula 200.

Corrida de sexta-feira(22) e Sábado(23)

Renato Balestra na 6ª feira, ganhou, mas não levou e Jerry Alexandre no sábado, cruzou em primeiro, mas foi penalizado por queima de largada terminando a corrida em decimo segundo lugar. O reinicio do ano esportivo foi marcado por um conjunto de fatos que revelam uma real evolução da categoria, número recorde de pilotos, 20, com 4 estreantes e outros que retornaram a F200.

Os fórmulas, estão mais bonitos, com novas e criativas pinturas, assim como o visual dos pilotos, competições limpas dentro e fora da pista, mas nem por isso, deixaram de ser altamente competitivas – a diferença dos tempos por volta na classificação do sábado entre o líder e o 8º foi de apenas 6 décimos de segundo, a disputa final no sábado entre Jerry, Balestra e Matheus Borges foi de milímetros e por mais de metade da corrida sem um único toque, coisa de gente esportivamente civilizada.

O segundo bloco também proporcionou boas emoções, Iury Bessa, Marcelo di Tripa, Douglas Rodrigues e Vini Ponce trocaram de posições e Romeu Jr, tradicional protagonista, chegou a liderar depois de uma largada espetacular, mas foi derrubado pelo desempenho da sua máquina. Pena o atual campeão, Dario Jardim, com nova pintura do seu fórmula 200, não tivesse feito jus à expectativa, deu apenas 5 voltas na 6ª. e 6 no sábado, resultado pouco comum levando em conta o habitual preparo de seu carro de sua equipe.

O público contribuiu com uma presença numerosa e muito animada, o espetáculo esteve literalmente brilhante, as imagens noturnas do circuito na avenida Center bairro Três Marias davam clara noção de um evento com grandiosidade promocional compatível com o maior certame em circuito de rua do Brasil.

20 pilotos no grid largada

A programação de pista foi iniciada pontualmente as dezenove e trinta, com treinos livres, e a solenidade de apresentação dos pilotos com a tradicional execução do Hino Nacional Brasileiro. Luisa ´´Foguetinha“, e Luis ´´Foguete´´ organizadores da F200, agradeceram a participação e empenho de todos os pilotos e equipes e, ambos, ressaltaram a importância e a responsabilidade da realização do maior Campeonato em circuito de rua do Brasil.

No intervalo da programação a pista recebeu, também, apresentações de carros de manobras, da equipe Giro Show Car. O público foi ao delírio com a demonstração dos carros que são, seguramente, uma das opções preferidas e mais procuradas da fórmula 200.

Ao final, logo depois da entrega de troféus, show musical para entretenimento do público, detalhe que foi acrescentado de olho em caracterizar cada vez mais a Formula 200 como espetáculo eminentemente acessível e voltado para a população que não tem condições de pagar para assistir corridas de automobilismo em autódromos.

A Fórmula 200 tem entrada franca e arquibancadas para receber mais de 6 mil pessoas. Próxima etapa marcada para os dias 5 e 6 de abril, na rua JC15, em frente a escola do futuro, no Jardim Curitiba em Goiânia.

Tags

Compartilhe:

Continue Conectado