Papa Leão XIV celebra 70 anos e recebe homenagens em Roma

Vatican News

O papa Leão XIV completou 70 anos neste domingo (14) e foi saudado por fiéis durante a missa do meio-dia, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice, eleito em maio aos 69 anos, fez questão de agradecer publicamente as manifestações de carinho.

“Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completei 70 anos”, disse, arrancando aplausos dos presentes. Em seguida, recordou sua trajetória pessoal: “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos aqueles que se lembraram de mim em suas orações”.

De origem americana e peruana, Robert Prevost tornou-se Leão XIV ao ser escolhido sucessor de Pedro, tornando-se o mais jovem papa desde 1978.

Além das felicitações dos fiéis, o aniversário também foi marcado por mensagens de líderes italianos. O presidente Sergio Mattarella destacou o papel do pontífice em seus “apelos urgentes pela paz e pelo diálogo em benefício dos povos”. Já a primeira-ministra Giorgia Meloni afirmou que os ensinamentos do líder católico oferecem uma “orientação confiável e sólida em tempos de profundas e repentinas transformações”.

Compartilhe: